Nesta segunda-feira (27), o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São João do Sóter inauguraram uma nova unidade do Viva/Procon no município. A iniciativa, que acontece por meio do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), visa proporcionar à comunidade sotense um ponto de atendimento mais próximo para a emissão de documentos e outros serviços de cidadania, além da defesa do consumidor. O evento contou com a presença do Governador Carlos Brandão, do Secretário Estadual de Assuntos Municipalistas Orleans Brandão, da Prefeita Josa Silva e da Vice-Prefeita Lacerda, reunindo autoridades, lideranças políticas, sociedade organizada e a comunidade em geral.
A nova unidade faz parte do plano de expansão do Viva/Procon, que busca descentralizar e democratizar o acesso a serviços como a emissão da primeira e segunda via do RG, certidões e consultas através do Balcão do Cidadão, emissão da CTPS Digital, antecedentes criminais, CPF, serviços do Detran e atendimento especializado do Procon. "Estamos trazendo serviços essenciais mais perto do cidadão, garantindo que todos tenham acesso aos seus direitos de maneira prática e eficiente. Agradeço ao Governador Carlos Brandão por visitar nossa cidade e trazer ótimas notícias para o povo sotense", destacou a Prefeita Josa.
Durante a visita à cidade, o Governador Carlos Brandão também participou do lançamento do Programa ATER Mulheres, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, destinada a beneficiar mais de 400 mulheres em 14 municípios que se dedicam a atividades agrícolas, preferencialmente organizadas em grupos.
"São João do Sóter é a primeira cidade a receber o ATER Mulheres, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento rural e a inclusão produtiva das mulheres no setor agrícola. Além disso, inauguramos a unidade do Viva/Procon, a reforma do Hospital Municipal e a reestruturação da urbanização da entrada da cidade. Vamos ainda climatizar todo o hospital municipal e entregar uma ambulância no aniversário da cidade", declarou o governador Brandão.