Saúde

Secretaria Municipal de Saúde promove Mutirão de atendimentos no mês do Março Lilás

A Prefeitura de São João do Sóter, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta terça-feira (21), atividades voltadas ao Março Lilás para conscientizar sobre a importância da prevenção no combate ao Câncer de Colo do Útero. O objetivo da campanha é levar conhecimento ao público feminino sobre os riscos de desenvolvimento da doença, os sintomas e formas de prevenção para a redução do número de mortes por Câncer de Colo do Útero.

“O Março Lilás é uma data para orientação e prevenção do Câncer de Colo do Útero. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Raimunda Algodão recepcionou mulheres, preferencialmente na faixa de rastreio, de 25 a 64 anos, para falar sobre a importância das ações preventivas, por exemplo, o exame Papanicolau, já que a literatura mostra que a identificação precoce garante melhores resultados no tratamento desse tipo de câncer”, informa a enfermeira Natália Bezerra.

“Nos postos de saúde de São João do Sóter, estamos fazendo uma programação com informação, palestras e coletas de exames, como uma forma de conscientização sobre o Câncer de Colo de Útero, pois é a quarta maior causa de morte e o terceiro tipo de câncer que mais incide nas mulheres. É um serviço gratuito oferecido em todas as UBSs durante todo o ano, tanto na sede como na zona rural”, destaca a coordenadora da Atenção Primária Gilmara Melo.

Mais em Saúde