Assistência Social

Prefeitura de São João do Sóter realiza ações da campanha Nacional de prevenção da gravidez na adolescência

A Prefeitura de São João do Sóter, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social em conjunto com  as secretarias de Educação, secretaria de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e selo Unicef, realizam ações de conscientização e prevenção da gravidez na adolescência.

Este ano, por conta da pandemia da Covid-19,  a campanha de divulgação priorizou as ferramentas online, com materiais informativos nos canais oficiais e redes sociais da Prefeitura. A secretária de Desenvolvimento Social, Neta do Quirino, destacou a importância da campanha de conscientização. “essa campanha tem por objetivo a sensibilização, despertar reflexões e diálogos sobre a gravidez precoce. Estamos vivendo um momento atípico e muito difícil, em pandemia do Covid-19, mas precisamos dar alusão a esse tema tão importante”, frisou.

No Brasil, os adolescentes representam cerca de 20% da população. Um dos principais problemas de saúde nesta faixa etária é justamente a gravidez precoce. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes. A desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos, além do uso inadequado de contraceptivos contribuem para o agravamento da situação. De acordo com informações da Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Pediatria, são inúmeros os fatores de riscos na gestação precoce tanto para a mãe como para o bebê. Por isso, a prevenção é tão importante.

O cuidado e atenção com a criança e o adolescente, o suporte familiar, a informação e a educação sexual são fundamentais para reduzir os casos de gravidez na adolescência. O uso correto de camisinhas e anticoncepcionais também é outra importante forma de evitar a concepção.

Conheça os principais riscos da gravidez precoce:

– altura da adolescente inferior a 150 cm ou peso menor que 45kg;

– existência de atitudes negativas quanto à gestação ou rejeição ao feto;

– dificuldades de acesso e acompanhamento aos serviços de pré-natal;

– não realização do pré-natal ou menos do que seis visitas de rotina;

– ausência de apoio familiar à adolescente.

Endereço: AVENIDA ESPERANÇA , 2025 \ CENTRO \ SÃO JOÃO DO SÓTER - MA \ CEP: 65615000

Horário de atendimento: 08h às 12h - 14h às 18h