Prefeitura de São João do Sóter realiza “Dia D” da Busca Ativa Escolar

A Prefeitura de São João do Sóter, através da Secretária Municipal de Educação, lançou na manhã de hoje (24), o programa “Busca Ativa Escolar – Criança fora da Escola não Pode”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O projeto objetiva buscar crianças e Adolescentes entre 04 e 17 anos que estão fora da escola. O programa existe no municipio desde 2018, quando foi aderido pela prefeita Josa Silva, que entende a importância do aluno não ficar fora da escola.

Durante o lançamento foi realizado uma Blitz Educativa com panfletagem, adesivos e personalizados. A ação que vai durar toda a semana, contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Rose Araújo, Secretários municipais, coordenadores, gestores escolar e professores.

“É desafiador. Mas, nós estamos trabalhando para garantir que a rede municipal de educação esteja fortalecida e possa atuar na proteção e garantia dos direitos educacionais das crianças e adolescentes sotenses dando fim a evasão escolar no município, o que já é uma realidade”, disse a secretária Municipal de Educação, Rose Araújo.

A secretária, disse ainda que o programa tem alcançado bons resultados no município. “O índice de abandono escolar em nosso município é bem pequeno. Isso só é possível, através desta parceria entre Governo municipal, através das secretárias e as famílias dos alunos. A nossa intenção é acabar com a evasão escolar e que esse índice não exista mais. Parabenizo aqui a nossa equipe da Semed que é extremamente comprometida com a educação dos nossos alunos sotenses”, concluiu

A Coordenadora Operacional do Busca Ativa Escolar, professora Tatiana Araújo, explica que é um trabalho intersetorial. “Nós desenvolvemos um trabalho em parceria com a própria Secretaria municipal de Educação e as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social. Isso nos permite promover uma intersetorialidade por meio de uma plataforma, mesmo diante dessa pandemia alcançar essas crianças que estão fora da escola”, frisou.

Para a supervisora Institucional do programa no município Iraílde Miranda, a pandemia não revoga o direito à educação. “O Busca Ativa Escolar promove a manutenção do vínculo, entre a escola e os alunos, o que é fundamental para garantir o processo de aprendizado. Nós acompanhamos o desenvolvimento desse aluno o ano inteiro, para que não haja mais esse risco de evasão. Então, nós não só levamos à escola, mas, garantimos a permanência desse estudante, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos devido à pandemia”, falou

“Garantir a educação escolar é uma responsabilidade de todos nós. Nossa gestão está trabalhando com o compromisso de continuar apresentando indicadores positivos, nossa meta continua em não deixar nenhum aluno para trás”, disse a Vice-Prefeita Lacerda.

A prefeita Josa Silva, parabenizou as equipes de educação. “Quero parabenizar a equipe de Educação do nosso município, na pessoa da Secretária Rose Araújo, que tem feito um trabalho de excelência. Nosso compromisso é garantir que cada criança e cada adolescente tenha seu direito à educação efetivado”, falou.

Mais em Educação