Eventos

Prefeitura de São João do Sóter e IFMA discutem projetos voltados ao Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão

Prefeitura de São João do Sóter e IFMA discutem projetos voltados ao Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão

 

Representantes da Prefeitura Municipal de São João do Sóter e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Caxias se reuniram na última terça-feira(28) para discutirem sobre projetos voltados ao Sítio Arqueológico Lajeiro do Escrivão.

 

Participaram da reunião o secretário de Administração, Finanças e Infraestrutura, Henrique Júnior; a secretária de Indústria, Comércio e Turismo, Gilvana Rocha; a secretária de Meio Ambiente, Ana Alencar; o chefe de Relações Institucionais do IFMA, Alisson Jordão, além de professores de História e Geografia da instituição.

 

No encontro a Prefeitura propôs uma parceria com o IFMA com o intuito de elaborar um projeto com estratégias de visitação ao Sítio Arqueológico. Pontos como melhoramento de infraestrutura, aproveitamento dos recursos naturais, sustentabilidade de visitação do sítio, foram algumas das medidas propostas.

 

"O sítio é uma área muito valiosa, mas precisamos desenvolver ações para melhorar o acesso, a visibilidade e realmente mostrar a importância do local .Estamos buscando parcerias com instituições que possam contribuir com esse projeto, a exemplo do IFMA. Estamos confiantes que vamos transformar o Sítio Arqueológico em um grande ponto turístico do nosso município", explicou a secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Gilvana Rocha.

 

" O IFMA recebeu essa proposta da Prefeitura e por isso trouxemos alguns profissionais mais ligados à essa demanda. É importante que as ações sejam realizadas de forma integrada e planejada para que possamos trazer de fato propostas que vão contribuir para o desenvolvimento da região. Ficamos felizes e surpresos ao perceber que o município  possui um grande potencial para o agroturismo, o ecoturismo voltado não somente para o Sítio", frisou o chefe de Relações Institucionais do IFMA, Alisson Jordão.

 

Ao final da reunião a comitiva visitou o Sítio Arqueológico. A próxima etapa é alinhar um plano de trabalho e propor parceria também com outras instituições.

 

O Sítio

 

O sítio arqueológico possui várias inscrições rupestres datadas do período pré-histórico. Lajeiro do Escrivão é o nome dado ao abrigo de pedra que mede 32,5m de comprimento, e atinge até 3 metros de altura. Para mais informações visite: http://sincotur-sjs.blogspot.com.br/2018/02/sitio-arqueologico-lajeiro-do-escrivao.html

Mais em Eventos


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!